Cenário atual da disponibilidade hídrica na área de estudo

O cenário atual de disponibilidade hídrica, apresenta os seguintes aspectos principais:

  • Infraestrutura Hídrica: A chegada das águas da transposição do Rio São Francisco e as chuvas a partir de 2018 contribuíram positivamente para a segurança hídrica em várias localidades. No entanto, a intermitência e irregularidade no abastecimento de água ainda são desafios, particularmente em cidades menores do semiárido.

  • Reservatórios: O aumento do volume dos reservatórios foi parcialmente atribuído ao Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), mas as chuvas também desempenharam um papel significativo. Mesmo com esses avanços, há relatos de secas operacionais em áreas com nível de reservatório fora de estado crítico.

  • Água Subterrânea: Os poços subterrâneos na região apresentam baixa produtividade devido à localização em áreas cristalinas. Além disso, a alta concentração de sais nas águas requer tratamento especializado, como a utilização de dessalinizadores.

  • Pressões e Consumo: A demanda hídrica é concentrada em atividades como consumo humano e irrigação, que juntos representam as maiores pressões sobre os sistemas locais. O crescimento urbano e a expansão de adutoras podem aumentar ainda mais essa demanda.

Apesar das melhorias estruturais, como a transposição e novos sistemas adutores, o fornecimento contínuo e sustentável de água ainda exige investimentos e gestão eficaz para atender às demandas crescentes e mitigar vulnerabilidades locais.

LOBÃO, Geovanna Santos Oliveira. Avaliação da segurança hídrica de municípios paraibanos por meio de uma abordagem multimétodos. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, 2024.

Suported by: