Rufino, I. A. A; Alves, P. B. R; Aragão, R; Alves, L. M; de Brito, H. C; Braga, C. F. C; Silva. C. K. M; Vieira, M. D. do A. (IN)SEGURANÇA HÍDRICA EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS: UMA ABORDAGEM INTEGRADORA E PARTICIPATIVA DAS RELAÇÕES ÁGUA, CLIMA E TERRITÓRIO. In: Anais do 10º Congresso PLURIS’24. CIDADES E TERRITÓRIOS EM TRANSIÇÃO. Guimarães: 2004.

Resumo: Este trabalho explora cenários futuros de uso e ocupação do solo ou LULC (do inglês: Land
Use Land Cover), sob a perspectiva de mudanças climáticas e visando seus possíveis rebatimentos nos cenários hidrológicos. Considera-se o nexus água-território-clima, suas
espacialidades, escalas, variabilidades e dinâmicas sociais e hidrológicas, ao modelar os processos naturais e antrópicos que ocorrem em um sistema hídrico e, por conseguinte, ao permitir uma melhor identificação dos impactos na segurança hídrica das cidades (e das pessoas) que dependem deste sistema. O objetivo central desta abordagem é permitir a avaliação da segurança hídrica em múltiplas escalas considerando as diferentes territorialidades e suas relações intrínsecas com a água e o clima, reconhecendo a participação e percepção pública (dos diferentes usuários de água) como atividade essencial para a resiliência e capacidade adaptativa das cidades atuais e futuras. 

Suported by: